quinta-feira, 28 de julho de 2011

Resumão da Copa América 2011


Bem, retornando com uma história de sofrimento, lendas, vilões e um final feliz (pelo menos, pra mim). Venho aqui resumir o torneio continental que possui três das seleções mais clássicas do mundo (ou não). Nesse resumo vou analisar seleção por seleção. Partindo da pior da copa até a melhor. Vamos lá!

México - Campeões da Copa Ouro (campeonato continental das Américas do Norte e Central), eles vieram com uma seleção sub-22. Perderam todos os jogos e não obtiveram o brilho que costumam ter com o time principal. Uma pena, pois gosto muito do futebol mexicano, mas digo pra eles: Até a Copa das Confederações 2013!

Bolívia - Começaram sua campanha como a grande surpresa. Todos (inclusive eu) ficaram: "Caramba!! Como a Bolívia segurou um empate contra o time do Messi e a sede da copa?" Até que todos (inclusive eu) perceberam que os méritos não foram bolivianos (daqui a pouco vamos chegar no fiasco argentino). Perdendo os dois jogos seguintes pra Colômbia e Costa Rica, os bolivianos saíram de mais uma Copa América mantendo o título de pior futebol da América do Sul.

Equador - Pode parecer piada, mas não é. Eu esperava muito mais dos equatorianos. Sempre esperei mais das seleções que o Equador mandava. Mas a minha teoria sobre o Equador continua funcionando: Eles são inofensivos se não estiverem jogando a 3000m de altitude. Foi a seleção mais sem personalidade da copa inteira junto com...

Costa Rica - Entrou na copa de última hora, para substituir o Japão (que não aceitou o convite por conta dos terremotos) e não mostrou um futebol bom de se ver (como já é normal dos costarriquenhos). Se fosse para chamar alguém da CONCACAF eu aconselharia chamar os Estados Unidos, mas... Fazer o quê?

Colômbia - Pra mim foi a surpresa da copa. Não tomou nenhum gol na fase de grupos e perdeu para o Peru na prorrogação. Queria que os colombianos tivessem avançado por conta do que mostraram na primeira fase. Mas mantiveram a tradição e foram eliminados rapidamente.

Argentina - Chegamos! Chegamos na maior decepção da Copa América 2011. O time veio muito bem montado, mas não conseguiu aproveitar a vantagem de um jogador a mais contra os campeões. Cobraram os pênaltis muito bem, mas Muslera falou mais alto do que Tevez e eliminou os portenhos em casa. Assim como o Brasil, a Argentina é uma seleção que precisa de uma re-estruturação urgente, principalmente no sistema defensivo. Talvez se chamar Gerardo Martino (técnico do Paraguai) para o cargo de treinador melhore a defesa.

Brasil - Ah! Chegou a hora de partir o coração. O Brasil não merecia ter perdido aquele jogo. Conversei com muitas pessoas e todas pareciam que tinham pego o jogo do segundo tempo da prorrogação. O Brasil dominou o Paraguai durante o jogo inteiro. Só tento entender o que tinha acontecido com o Villar. Mas considerei o Brasil meio injustiçado nessa copa. Na hora que começou a acordar foi eliminado de uma forma muito patética. A re-estruturação do Brasil deve ir um pouco mais além do time. Ela deve ser feita direto na CBF. Se algo mais profundo não for feito a Copa de 2014 vai ser lembrada como a maior vergonha já passada pelo futebol brasileiro.

Chile - Está aí um time que eu também considerei injustiçado. Com a melhor campanha da primeira fase, foi eliminado pela zebra da copa. Quando a fase de grupos acabou eu cheguei a dizer que eles deveriam ser os campeões. Porém, acabaram saindo de uma forma meio tosca.

Venezuela - A quarta colocada foi a grande zebra dessa copa. Fazendo uma fase de grupos com dois empates e uma vitória, chegou nas quartas de finais para enfrentar o Chile e ganhou com folga e dominando o jogo. Acabou perdendo as semi-finais para o Paraguai da mesma forma que o Brasil. Na disputa pelo terceiro lugar, acabou goleada pelos peruanos e consolidando um quarto lugar histórico por ter ficado na frente de Brasil e Argentina.

Peru - Os peruanos foram mais uma surpresa. Foram eliminados nas semi-finais pelos campeões e goleando a Venezuela no terceiro lugar. O bronze fica para um país sul-americano que está evoluindo seu futebol e não me surpreenderia se chegasse à uma Copa do Mundo daqui alguns anos com uma colocação boa. O futebol evolui e os peruanos estão acompanhando essa evolução.

Paraguai - Uma seleção que eu apostava muito antes de começar a copa, mas que me decepcionou muito. Você deve estar se perguntando: "Como decepcionou se foi vice-campeão?" Eu explico. Me decepcionou devido a sua campanha patética. Não consigo aceitar um vice-campeão de um torneio tão clássico como a Copa América não ter ganho um jogo sequer. Empatou todos os jogos até a final. Eliminou o Brasil e a Venezuela nos pênaltis. Apesar de eu achar o futebol paraguaio um dos melhores da América do Sul, eu não apoio a campanha feita nessa Copa América. Mas aqui ficam meus parabéns para os paraguaios.

Uruguai - Os grandes campeões da Copa América tinham a minha torcida. Não começaram muito bem. Mas foram se recuperando e jogando seu futebol heróico e clássico. Um time que vivia do passado pode finalmente se orgulhar de seu presente. Passando por Argentina e Peru para finalmente destruir o Paraguai e sua defesa intransponível com um histórico 3 X 0. Diego Forlán se torna lenda aqui e Luis Suárez se torna uma esperança de renovação. Os grandes campeões da América do Sul ganham a minha simpatia e meus parabéns. E nos vemos na Copa das Confederações 2013, que será em solo nacional!


Melhores da Copa

Medalha de Bronze - Luis Suárez (URU) - Com quatro gols marcados e o troféu de melhor da copa pela CONMEBOL, Suárez se torna uma grande esperança pro futebol uruguaio e para os torcedores do Liverpool. Um grande jogador e um grande artilheiro.

Medalha de Prata - Diego Forlán (URU) - Cravando sua bandeira de lenda do futebol uruguaio, ele se torna um ídolo e com certeza sairá do Atlético de Madrid muito rápido para ir a peso de ouro para qualquer outro time da Europa.

Medalha de Ouro - Justo Villar (PAR) - Apesar de ter odiado a campanha paraguaia na copa. Considero Villar o personagem desse torneio. A Seleção Paraguaia não teria passado sequer do Brasil sem ele. Como costumo jogar no gol sempre caio pro lado dos goleiros e esse foi um goleiro que ganhou minha admiração. Já deveria estar em um time europeu, mas fechou com o Estudiantes.


Piores da Copa

Cartão Amarelo - Gerardo Martino (PAR) - O técnico paraguaio aprendeu que não se ganha uma copa jogando na defesa. Após ter tomado três gols do Uruguai e perceber que não tinha quem mandasse a bola para as redes de Muslera, acho que ele investirá em um equilíbrio defesa-meio-ataque.

Cartão Azul - Lionel Messi (ARG) - O melhor do mundo não brilhou tanto nessa copa. Será extremamente cobrado pela torcida portenha, que é muito apaixonada. Só acho bom lembrar que a Seleção Argentina não tem Xavi, Iniesta, Dani Alves, David Villa, entenderam onde eu quero chegar?

Cartão Vermelho - Neymar, Ganso e Lucas (BRA) - Não sei se é por falta de maturidade ou por falta de dedicação, mas acho que eles deveriam acordar para a seleção. Nenhum jogador se tornou lenda jogando por clubes e sim jogando por seus países. Ronaldo, Zidane, Platini, Maradona, todos eles e muitos outros se tornaram lendas porque fizeram suas seleções chegar ao triunfo. Neymar e cia. ACORDEM!!

Fico por aqui, espero que tenham curtido esse texto gigante, até a próxima e fiquem bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário