quarta-feira, 29 de junho de 2011

Coluna #2 - Seleção Brasileira... Pois é, cadê?


É, galera. Dou o ar da minha graça depois de uma semana de sexo, drogas e rock'n roll (tá legal, não tive nada disso, nem o rock'n roll, a banda não ensaiou essa semana). Volto com uma ideia que tinha a algum tempo mas não coloquei em prática, então. Alguém sabe onde foi parar a Seleção Brasileira?

Eu como um amante fervoroso do futebol nacional, não consigo me conformar com o que está rolando com a seleção penta-campeã do mundo. Não sou lá uma pessoa muito... madura. Tenho míseros dezesseis anos, mas assisti uma competição em 2002 que me fez apaixonar pelo futebol... Alguém se lembra daquela copa? Pois é, a Copa do Mundo de 2002 foi um torneio maravilhoso, seleções que prometiam muito caindo e os dois times que entraram desacreditados acabaram se enfrentando pela primeira vez, e na final. As que são para mim duas das três melhores escolas de futebol do mundo fizeram um jogo histórico. Não vou me estender nesse assunto porque vou fazer um post dedicado só à copa de 2002.

Creio que você que está lendo (se não desistiu no começo) deve estar se perguntando: "Onde esse puto quer chegar?". Pode falar, eu sei que está. A resposta é a seguinte: Depois daquela copa, o que aconteceu com a seleção? Vou ser sincero para quem for ler aqui. Depois daquela copa, só dois jogos da Seleção Canarinho (preste atenção, já fazem nove anos) me fizeram pular de um maldito sofá, foram eles: Brasil 5 X 0 Equador (jogo válido pelas eliminatórias da copa de 2010) e Brasil 3 X 2 Estados Unidos (final da Copa das Confederações 2009). Convenhamos, uma seleção com malditas cinco estrelas no escudo devia empolgar bem mais.

A imagem do começo do post é a capa de uma revista inglesa onde é mostrado claramente o emblema da CBF substituído por RIP (descanse em paz, em inglês). Apesar de eu achar que hoje os ingleses não tenham tal moral para dar opinião sobre seleção nenhuma, devo ressaltar que eles estão certos nesse ponto. A revista aponta duas situações que gostaria de expor:
#1 "Eles Não Têm Estrelas" - Frase que está na capa, a revista apontou bem. As estrelas no futebol brasileiro estão escassas. Não enxergo muitas promessas para o futuro do Brasil. Os melhores jogadores de frente para mim seriam Ganso e Pato (dupla do lago). Sinto muito por Neymar, mas não enxergo um grande jogador nele. Ele é muito bom nos dribles, mas não vejo nada de especial nele.
#2 "Seus Melhores Jogadores São Zagueiros" - Concordo plenamente com a opinião da revista. Essa é uma posição da qual estamos bem servidos. Temos zagueiros excelentes como Lúcio e Thiago Silva, e outros que poderiam brilhar bastante, como Miranda e Chicão (acho esses dois zagueiros muito bons). Mas nenhuma seleção nunca foi campeã defendendo, é preciso colocar a bola na rede.

Dito isso, fico triste em dizer que não vejo um bom futuro para a amarelinha. Desculpe os esperançosos, mas, por enquanto, não vejo um título aqui em casa daqui três anos. Acho que 2014 vai ir para países mais competentes, como Espanha, Holanda, Alemanha ou qualquer outra que apareça e mostre seu valor. Para terminar, deixo aqui a minha escalação para a Seleção Brasileira:

Esquema Tático: 3-4-3

Goleiro - Júlio Cesar
Zagueiros - Lúcio, Thiago Silva e Chicão
Laterais - André Santos (esquerdo) e Maicon (direito)
Meio Campos - Ganso e Lucas (do São Paulo)
Atacantes - Alexandre Pato, Neymar e Willian (do Corinthians)

Fico por aqui falando que acho o Corinthians o melhor time do Brasil hoje e dando uns parabéns para o meu Cruzeiro que ganhou de 3 X 0 do Vasco da Gama. Enfim, a Raposa voltou. Até mais galera... (Ah, Montillo, por quê você não é brasileiro...?)

Um comentário:

  1. Meio ofensivo demais esse esquema, hein? Eu iria com um 4-4-2 mais conservador, com JC, Dani alves, Thiago Silva, David Luis, e Fábio (do Manchester Utd). No meio, Ralf (do Corinthians), Lucas (do São Paulo), Ganso e Ronaldinho (sim, R10). No ataque, Pato e Hulk (fazedor de gols do Porto) OU Pato e Robinho.
    Acho que algo do tipo...

    ResponderExcluir