quarta-feira, 6 de julho de 2011

Barcelona - Desvendando (ou tentando) o Segredo


Acho que todos que acompanham o blog já perceberam que eu falo muito de futebol brasileiro. Então acho que nós podemos falar que essa é uma edição especial (ou não). Hoje vou fazer uma análise desse clube, que, nos últimos anos, vem se mostrando o melhor do mundo e levando todas as taças para o seu gigante estádio.

Qual o segredo? Pois é, não sei se você que vai ler isso vai descobrir ao final dessa coluna, mas vamos logo com isso. Antes que qualquer um responda pra você que o carro chefe do Barcelona é o Messi, saiba que isso não é verdade. O Messi é um jogador como nenhum outro nesse mundo, ele é driblador, artilheiro, criador. Enfim, o Messi é muito foda. Mas o Barcelona não é o Messi, o segredo, na minha visão de futebol, é o estilo de jogo imposto pelo técnico Guardiola. Apesar desse esquema de posse de bola funcionar magnificamente, ele tem falhas, juro, tem mesmo. Quer ver?

Um sistema baseado em toque de bola e posse pode ser quebrado com uma marcação forte. O que ajuda a equipe catalã é que, hoje, não existe um clube que leve o sistema de marcação a um ponto forte sem fazer faltas. Mas também concordo que o time do Barcelona possui jogadores que não são marcados com facilidade. Messi, David Villa, Iniesta e Xavi são bons exemplos. A minha ideia para parar o Barcelona é a mesma que uso no video game. A falha (ou quase, não dá pra achar defeitos nesse time) está na saída de bola. Não é lá uma coisa tão simples, mas se pegarmos três meio-campos que correm e dois atacantes que saibam marcar, não só fazer gols (hoje o futebol é isso, um jogador não será ninguém sem versatilidade, comparem Messi e Neymar e vocês vão perceber o que estou dizendo), você consegue marcar essa saída de bola.

Vamos tirar um tempo para analisar o sistema defensivo do Barça. Primeiro, Daniel Alves. O lateral brasileiro é um dos melhores do país hoje, mas tem um pequeno porém. Se um mísero venezuelano conseguiu marca-lo na Copa América e Heitinga o marcou bem na Copa do Mundo, porque os grandes zagueiros dos clubes europeus não conseguiriam? Puyol, o cérebro da defesa catalã. Uma pequena observação, ele jogou a Copa de 2002, isso significa que ele já não é lá tão jovem, ele está com seus 33 anos e eu tenho um amigo que costuma dizer que á partir do 32, o jogador já não tem tanta velocidade. Isso nos leva, finalmente, àquele que, pra mim seria hoje o melhor zagueiro do mundo, Piqué. Esse, pra mim, é o maior problema para essa marcação da qual estou falando. Piqué tem 24 anos, ao contrário de Puyol, ele está no auge de sua velocidade, tem mentalidade, visão de jogo, é o coração da saída de bola do Barcelona. Com ele eu aconselharia uma marcação dupla. Basta gastar dois jogadores bons de marcação e temos Piqué preso, tendo que partir pela esquerda com... Abidal. O Françês é um lateral que me agrada, não vejo muitos laterais esquerdos como ele hoje. Percebam, tentem citar nos comentários 5 laterais esquerdos muito bons hoje. O segredo para marcar Abidal é o mesmo que se usaria para o Daniel Alves, uma marcação com um jogador de mesma velocidade.

Essa é a estratégia, Ferguson. Se você tivesse feito isso poderia ter levado a Champions League para a Inglaterra (ou sofrer uma derrota muito pior que 3 X 1, tá, segunda opção). Na verdade, gente. O grande trunfo desse time incrível é a criação de craques leais ao clube e um sistema defesa-meio-ataque muito completo e funcional. Não vejo hoje no mundo um time que tenha tanta qualidade quanto esse. Encontramos, pelo menos pela próxima temporada, um clube perfeito. Até mais galera, podem falar o que acharam dessa porrada de bosta que falei hoje. Fiquem bem.

Um comentário:

  1. O Barça é um timaço, mas sinto que se o Messi sair, o time acaba. Ele que dá o tal EQUILIBRIO que o Tite tanto fala... xD

    ResponderExcluir