quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Coluna #3 - Nova Mecânica do Futebol Mundial?

Hoje eu venho com um texto opinativo que não tem faz um tempinho aqui no blog. É que me deparei com uma notícia de que o Chelsea liberou o jogador Frank Lampard para procurar outro clube á partir de Janeiro. Isso me assusta um pouco. Por quê? Bem, como nós já sabemos, o Chelsea é propriedade do magnata russo Roman Abramovich. Assim também como o Manchester City é do Sheik Mansour Al Nahyan. Esses são só dois exemplos de proprietários de clubes que mandam e desmandam nos mesmos.



Sim, eu falei, falei e não falei nada. Certo, o que realmente me preocupa é que nessa, podemos chamar de "nova mecânica" no futebol, os times perdem a sua identidade, algo que eu, pelo menos, prezo muito. Acompanho futebol europeu já faz um tempo e não imaginava o Chelsea sem Lampard. E parece que estão para fazer o mesmo com John Terry, outra parte da "identidade" do clube.

Quando falo de identidade, me refiro aos jogadores que são lendas ou que representaram uma época no clube. E nisso nós temos exemplos tanto no Brasil, quanto na Europa: São Paulo e Rogério Ceni, Palmeiras e Marcos, Liverpool e Gerrard, Real Madrid e Zidane. São esses jogadores que marcam época que são a identidade do clube. 


Creio que atitudes como essa do Chelsea contribuem para uma banalização do futebol e do clube. O futebol não é para ser tratado como uma brincadeira, mas futebol é paixão, é torcida. Não me parece confortável torcer para um time que perdeu a identidade por livrar-se de jogadores que possuem grande relação com a torcida.

Fico por aqui e já acho que vou postar mais aqui. Quem sabe uma dia eu consigo fazer um post por dia... Até mais!!

Um comentário:

  1. Eu concordo em partes... eu também acho que esse tipo de manda-chuva como o Abramovich, além de prejudicar o time, prejudica o futebol como um todo. Quem tem que tomar esse tipo de decisão é a comissão técnica, e não a diretoria, que está lá pra gerir e administrar o clube, não o time. E sem falar que esses caras acabaram fazendo com que o futebol se torne cada vez mais mercenário, suprimindo a paixão e o amor à camisa.

    MAS... não concordo que seja errado mandar embora jogadores icônicos para o time como o Lampard. Por mais ídolo que um jogador possa ser, ele não passa de um jogador, e não deve ser tratado diferentemente dos outros. Jogadores passam, o clube fica. Se ele não tiver mais serventia como jogador, não tem motivo pra ser mantido no elenco. (eu não achei certa a demissão do Lampard, porque ele ainda é um craque. Mas não acho que o cara deva receber tratamento especial só por ser ídolo do clube)

    ResponderExcluir